SAP ABAP - Vale a pena investir?



Se você está lendo isso é porque já mostra o interesse de entrar neste mundo SAP que atualmente tem a fama de ser um caminho encantado para quem consegue entrar. Difícil de entrar, mas muito proveitoso quando se consegue.
Muitas pessoas me perguntam se SAP ainda vale a pena e eu sempre respondo com uma outra pergunta: "Porque acharia que não?".

E claro muitas das respostas estão baseadas naqueles rumores que se mostraram totalmente falhos, como aquele onde o ABAP iria ser totalmente substituido por Java, etc.

O que se mostra agora é um cenário muito diferente. O SAP é SAP. É Absurdamente forte e resistente. Não é atoa que é o melhor sistema ERP nomercado. Mas claro que este mercado não é o mesmo de antes, afinal aumento o número de profissionais, mas o que tenho notado é o que acontece em todo lugar: Sempre existem os profissionais limitados, preguiçosos e rasos. Como ocorre em todo o lugar, tudo depende da sua força de vontade em aprender e dedicar-se.

Existem profissionais ABAP que mesmo depois de 10 anos de experiência não programam orientado a objeto, sendo que essa é a forma que toda a programação SAP funciona. 

O que eu quero dizer é que a SAP provem muitas tecnologias para muitos crescimentos e que isso não irá saturar, pois a enorme maioria dos profissionais não se preocupa muito em aprender coisas novas e acredite, existem muitas.

Então a resposta é totalmente SIM! ABAP vale muito. Aprender essa linguagem, que é fantástica te colocará em um caminho muito especial dentre o mercado, mas olhe bem: Não é fazendo qualquer curso de ABAP que irá conseguir entrar no mercado.

Você precisa ter o know how de como fazer. Saber fazer. Esqueça os certificados que não certificam em nada a sua capacidade de programação. O Cliente quer ver funcionando, seu negócio rodando de forma rápida e eficiente ( e também agradável aos olhos ).

Agora tudo tem que ter o comprometimento. Se esta pensando em algos ganhos sem esforço, fazendo uma academia de 1 mês e se dando bem, esqueça. Se não estiver pensando em dedicar firme no mínimo 6 meses para ficar fera e entrar no mercado, vai se frustrar. Existe mercado sempre, mas para aqueles que querem DE VERDADE.

Quer conhecer mais sobre ABAP e como ele funciona? Então aqui vai uma dica: Faça o curso gratuito de abap da AbapFox e sinta como é ser um programador ABAP.


Conheça a proposta totalmente diferente para aprender ABAP, na AbapFox. Irá se surpreender com a proposta.

Veja outros posts bacanas sobre o assunto: 



0 comentários:

Copyright © 2013 ABAP SAP - AbapFox! Aprenda ABAP Definitivamente