ABAP SAP - Como aprender ABAP sozinho?



Como aprender ABAP sozinho? Será que é possível? Por onde começar? A primeira coisa que precisa ter em mente é que não fazemos nada sozinho.

Uma simples busca no google já tem este significado: De que juntos somos mais fortes. Mas ai tem outro problema: É muita informação e cada um falando uma coisa e diversas coisas são jogadas e...como começar?

Quando iniciei a minha caminhada ABAP a primeira coisa que fiz foi correr atrás do minisap...afinal, sem ambiente para estudar vou ficar na mão das academias e da empresa que trabalho? Nada disso, preciso do meu ambiente para estudar, fazer besteira sem ninguém olhando.

Então aqui vai a primeira dica: Independência de ambiente. Pra começar você precisa ter o minisap! O Minisap é um SAP , só que pequeno (rsrs). É um SAP reduzido, sem nenhum módulo de negócio mas com 100% da estrutura de programação.

É uma ferramenta fantástica entregue pelos Deuses.

Depois disso é ter algum roteiro que te mostre, passo a passo a criação de exercícios para que entenda como tudo funciona. Não acredite em "Aprenda ABAP em 21 dias". Claro, se você for um gênio...mas se fosse não estaria neste blog, certo?

Então a melhor dica que eu posso te dar é a seguinte: Acesse o curso FREE da AbapFox. Ele te ensinará a instalar o seu minisap e a fazer alguns exercícios para que entenda como tudo funciona.

Se eu tivesse este curso FREE quando comecei, teria livrado centenas de horas de procura pelo google tentando fazer algo simples.

Quer começar? Então entre neste link. Tudo FREE: http://www.abapfox.org/abapfox_school.php

Depois deste curso, tudo ficará mais claro de como funciona e o melhor, você terá seu ambiente para treinar até cansar!

E se quiser se aprofundar e realmente se tornar um desenvolvedor ABAP, de uma lida neste POST sobre como escolher o melhor Curso/Academia:

http://abapfox.blogspot.com.br/2016/07/sap-abap-academiascursos-como-escolher.html

Até a próxima!

0 comentários:

Copyright © 2013 ABAP SAP - AbapFox! Aprenda ABAP Definitivamente