Nomenclaturas das Declarações - Porque isso é super mega master ultra importante (ou não...)


Fala Foxies. Hoje vamos falar um pouco sobre nomenclatura das declarações e porque nós da AbapFox julgamos isso tremendamente importante.

Claro que respeitamos sempre os que não consideram tão importante assim. Normal.

Recomendamos o excelente post do nosso querido Adrianinho fofo ( sim ele é fofo, não importa o que digam os mormons da velha guarda. Ok isso não faz sentido.... )

https://bar8.com.br/diretriz-de-programação


O principal objetivo deste post é complementar o que nosso fofo Adriano disse. Eu tenho uma visão que vai um pouco mais a fundo e pode também complicar um pouco as coisas. Nunca complicou pra mim, sempre ajudou. É lá um problema de refatoração, mas que eu convivo muito bem por causa dos benefícios dessa prática.

Então, é o seguinte. Parte-se do ponto onde você deva olhar para a bendita variável e ela tenha que te informar tudo o quanto é possível de informações de sua origem e escopo. Sei que no SAP você pode clicar e ter todas as referências dela, mas isso cansa e eu to cansado de clicar e clicar. (Quando vai chegar logo a vez de simplesmente olhar para a tela e o computador adivinhar o que quero? Pois bem, vai demorar ainda.)

Então o que eu faço e pratico na empresa que trabalho é o seguinte. Imagine que declaraste uma tabela interna. Ela pode ter referências de um BEGIN OF de um DATA: ou um TYPES, ou de uma estrutura do repositório ou de uma tabela de um repositório.





Assim apenas olhando a variável sabemos se ela é LOCAL ou GLOBAL (g...) , se ela é
proveniente de uma tabela do repositório (.._t..) ou de uma estrutura do repositório (.._w..)

ou se ela vem de um TYPES ou DATA BEGIN OF do código (..y..).

Assim não precisamos navegar pelo código, apenas olhando para a variável sabemos de tudo isso.

O importante é respeitar uma nomeclatura. Elas estão ai para nos ajudar. Certo?

Até a próxima.












0 comentários:

Copyright © 2013 ABAP SAP - AbapFox! Aprenda ABAP Definitivamente