Primeiro Programa ABAP


Olá pessoal,

Nesse post vou mostrar pra vocês como escrever nosso primeiro programa em ABAP.

Toda linguagem de programação, tem um certo "ritual" de escrever o famoso "Hello World!" como primeiro programa. Com a gente da AbapFox não poderia ser diferente, porém, para fugir um pouco do monótono, iremos escrever o " Olá Raposinha!", que atende as mesmos padrões de sintaxe do ritual usado entre as demais linguagens de programação.


Após ter efetuado o logon no seu ambiente de desenvolvimento, acesse a transação SE38.


Em seguida informe o nome para seu programa. Lembrando que dentro do ambiente SAP é necessário começar qualquer programa ou tabela usando a letra Z ou Y. Quando estiver analisando um objeto que comece com uma destas letras, saiba que este um objeto que não veio por padrão no SAP, provavelmente foi desenvolvido por alguém e implantado no sistema. Isto ajuda bastante na hora de identificar o que é standard do que é customizado no sistema. Não existe uma regra para distinguir o uso de Z ou Y. Apesar de Z ser a mais comum, o Y também está disponível. Clique em CRIAR.


Será aberto um popup solicitando uma breve descrição do programa. Informe-o e também deverá ser informado qual tipo de programa você está criando. Nesse caso selecione a opção: PROGRAMA EXECUTÁVEL. Clique em SALVAR.


Na próxima janela será necessário informar o pacote onde será armazenado o programa. Para nosso exemplo isso não será necessário, pois iremos criar um objeto local, clicando em OBJETO LOCAL.


E aí está, nosso editor ABAP iniciado, pronto para desenvolvermos nosso primeiro programa ABAP.


Como nosso objetivo é escrever na tela o texto: "Olá Raposinha!", então devemos usar o comando WRITE, que é utilizado para exibir algo na tela.

Após escrever todo o código no editor, iremos salvar (CTRL+S) o mesmo, para que não se perca nada, caso você tenha algum problema de conexão com a internet ou mesmo o servidor venha a sair do ar no momento em que você está desenvolvendo.

OBS: É sempre bom salvar a cada trecho de código escrito, pois é comum que o servidor venha a cair a qualquer instante, assim você não corre o risco de ter que reescrever tudo de novo.


Esse botão serve para checar se a sintaxe está correta (CTRL+F2), ou seja, se há algum erro no desenvolvimento do código. Se tudo estiver certo, será exibido uma mensagem no canto inferior esquerdo do editor, informando que a sintaxe realmente está correta, caso contrário, será exibido uma mensagem informando a linha onde consta o erro no código, para que o desenvolvedor venha a acertá-la.


Após verificar corrigir a sintaxe, é preciso ativar o programa, para que o mesmo possa ser processado. Ative (CTRL+F3) e seguida pressione F8.


Tcharaaan!

" Olá Raposinha! ".

Você acaba de criar seu primeiro programa em ABAP.

Esse post é bem simples, parece ser fútil, mas toda linguagem de programação faz uso do mesmo para apresentar a linguagem a seus novos usuários, não seria nós da ABAP FOX que iríamos ficar de fora dessa né?

Por hoje é só, um abraço e aguarde novas postagem que estão por vir.

Gostou da publicação? Então clica na raposinha e curta nossa fanpage \o/



Quer aprender ABAP definitivamente, sem precisar sair de casa?

Acessewww.abapfox.org


“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia” – Robert Collier


0 comentários:

Copyright © 2013 ABAP SAP - AbapFox! Aprenda ABAP Definitivamente